Contar com uma equipe motivada e engajada com suas funções é essencial para o sucesso de qualquer organização. Pensando nisso, cada vez mais gestores visam desenvolver programas de benefíciosempresariais, concedendo determinadas vantagens ou comodidades aos seus funcionários, para, assim, torná-los mais engajados com o trabalho e fidelizá-los.

Os trabalhadores são a verdadeira força motriz do negócio, pois são eles que, com o seu esforço diário, dão efetividade aos comandos do líder e concretizam seus planos e metas.

Mas você sabe quais são as principais vantagens da adoção desse modelo de bonificação funcional e como ela pode ajudar nocrescimento da companhia? Bem, é sobre isso que falaremos neste post.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, é só prosseguir na leitura. Iremos abordar 9 vantagens da adoção de um programa de benefícios! Confira:

1. Aumento da motivação e dedicação dos colaboradores

Os profissionais — principalmente aqueles da chamada “Geração Y” — não visam exclusivamente receber bons salários. É inegável que a remuneração continua sendo importante, contudo, é preciso oferecer algo mais, um plus.

As comodidades não devem se restringir apenas ao quesito financeiro, mas também devem servir para demonstrar a preocupação e o respeito da organização pelo seu pessoal.

Nos dias de hoje, não basta oferecer mais do mesmo. É preciso superar os paradigmas e ir além, investindo na conquista e noengajamento do seu público interno.

Contar com programas de benefícios representa, assim, na atualidade, uma importante estratégia empresarial para estimular a dedicação e motivação da sua equipe de trabalho.

2. Redução do absenteísmo

A concessão de vantagens aos funcionários vai torná-los mais felizes e satisfeitos com o emprego, elevando o nível de comprometimento e dedicação às atividades diárias.

Muitas organizações sofrem com o absenteísmo de seus colaboradores, índice que, dentre outros fatores, é variável conforme o grau de empenho e engajamento da equipe funcional. Trabalhadores desmotivados, em geral, faltam mais ao serviço e são menos eficientes.

Programas de benefícios podem ser ótimos motivos para que os funcionários tenham mais satisfação e bem-estar no serviço, elevando a eficiência e dedicação na execução das tarefas.

3. Retenção de talentos

No atual cenário da economia, as organizações não disputam apenas mercados, mas, também, mão de obra. Isso porque contar com profissionais qualificados em seus quadros é um importante diferencial competitivo, que contribui para aeficiência dos processos internos e para a elevação dos resultados organizacionais, como consequência.

Nesse sentido, programas de benefícios, além de ser um fator de atração de bons profissionais, também ajudará naretenção dos principais talentos da empresa, reduzindo o turnover empresarial e contribuindo para o aprimoramento e perfeição técnica das atividades desenvolvidas.

A evasão de talentos é algo que preocupa muito as empresas modernas, sobretudo quando se computa o custo com a contratação e treinamento de novos colaboradores.

Pensando nisso, a concessão de determinadas comodidades aos trabalhadores contratados deve ser utilizada como mais uma estratégia de crescimento e desenvolvimento da empresa.

4. Aumento da produtividade

Contar com colaboradores mais satisfeitos e comprometidos com o trabalho, além de ter na equipe os seus melhores talentos, certamente refletirá no incremento da produtividade empresarial.

Trabalhadores mais felizes e motivados executam suas atividades com mais esmero e eficiência, elevando os resultadosempresariais à medida que se dedicam mais e desejam contribuir efetivamente com os resultados visados pelo empreendedor.

5. Qualificação dos trabalhadores

Além de incrementar a motivação e o engajamento no trabalho, se a organização fizer boas escolhas na hora de eleger osbenefícios que incluirá no seu programa de vantagens funcionais, eles não apenas se prestarão a aumentar a satisfação dos colaboradores.

Existem inúmeros benefícios que podem ser ofertados, inclusive benefícios flexíveis, cuja opção pode ficar a cargo do próprio trabalhador.

Benefícios como curso de idiomas ou treinamentos para manuseio de determinadas tecnologias, por exemplo, desenvolverão determinadas habilidades na equipe de trabalho e a qualificará ainda mais para o mercado, em que a concorrência está cada vez mais acirrada.

6. Melhoria do clima organizacional

Uma equipe motivada, produtiva e satisfeita tornará o clima empresarial mais tranquilo e ameno, menos propício à ineficiência e procrastinação.

Esse ambiente de serenidade influenciará a cooperação entre os colaboradores, gerando um círculo virtuoso de satisfação, parceria e, inevitavelmente, aumento da qualidade na execução das atividades empresariais.

7. Melhora da saúde dos profissionais

Como dito, muitos benefícios podem ser ofertados ao colaborador, cabendo à empresa fazer a eleição daqueles que entende ser os mais adequados às necessidades e interesses manifestados pela sua equipe.

Mas, sem dúvida, benefícios como plano de saúde e academias terminam contribuindo para a melhoria da qualidade de vidados funcionários, reduzindo a incidência de doenças e elevando a disposição e ânimo para o trabalho.

Com isso, há uma melhoria significativa na saúde da equipe e uma redução dos gastos empresariais com afastamentos e substituição de colaboradores, além das consequentes reduções de tributos e indenizações por acidente de trabalho e doenças ocupacionais, por exemplo.

8. Economia de recursos

Um programa de benefícios nunca deve ser visto como um gasto com pessoal. Em verdade, ele deve consistir em um verdadeiro investimento da companhia no seu recurso mais importante, o humano, pois a satisfação dos colaboradores acaba refletindo em aumento da produtividade e da eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela equipe.

9. Conquista do público interno por meio de programas de benefícios

É sempre bom lembrar que os benefícios empresariais são uma excelente estratégia para conquistar o público interno das empresas, ou seja, seus colaboradores. É importante não perder de vista que são eles os primeiros e principais consumidores de qualquer companhia.

Eles são responsáveis por disseminar as principais opiniões sobre o empreendimento, pois lidam de perto e conhecem melhor do que ninguém a qualidade dos produtos e serviços que a empresa oferece.

Por isso, conquistá-los e fidelizá-los é fundamental para o bom andamento dos trabalhos e para o fortalecimento do nome e da reputação da organização.