Como funciona o Seguro para Uber?

É natural que os motoristas que desejam trabalhar com o aplicativo tenham dúvidas nesse sentido. Há uma classe de seguro para Uber como existe para táxis? Se eu for dirigir, tenho que ter um seguro especial? Posso dirigir o carro com meu seguro convencional? Por isso, traremos as respostas na sequência.

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a existência de seguro para Uber. A resposta é sim. Desde que o aplicativo se instalou no Brasil, criou-se um novo nicho de mercado. Dessa forma, as seguradoras passaram a aceitar o seguro auto Uber, sendo que a principal questão é o enquadramento como uso comercial. Isto é, o veículo é utilizado como instrumento de trabalho.

Sobre ser necessário ter um seguro especial para essa modalidade, também é sim. A Uber, inclusive, exige que todo motorista que vá trabalhar com o aplicativo, contrate o seguro de Acidente Pessoais para Passageiros, conhecido como Seguro APP. Já o seguro contra roubo, furto, colisão, batidas e afins não é obrigatório, apesar de ser altamente indicado, visto que o uso do veículo será constante.

Sobre a Contratação

Contratar o Seguro APP (acidentes pessoais de passageiros) é obrigatório e exigido pelo aplicativo no momento do cadastro por ser uma importante proteção para os passageiros que utilizam Uber.  Sua cobertura mínima é de R$ 50 mil por pessoa, e irá cobrir ou indenizar em caso de despesas médicas, invalidez total ou parcial e casos que possam ocorrer mortes.

Mas, apesar de não ser obrigatório, é de extrema importância que o motorista da Uber faça um seguro com cobertura compreensiva. Essa modalidade cobre roubo, furto e colisões com perda total ou parcial e também a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF), tradicionalmente conhecida como seguro de terceiros, caso haja batidas em outros carros.

Ou seja,o seguro ideal deveria ser o compreensivo – cobertura total – com os itens adicionais, contratado junto ao Seguro APP.

Mudança de seguro convencional para Uber 

Outra dúvida comum de quem deseja tornar-se motorista de aplicativo é o que fazer se ele já tem um seguro vigente. Primeiramente, analise se a sua seguradora aceita o enquadramento como Uber. Caso ela não tenha este tipo de aceitação, será necessário cancelar o seguro e fazer com outra empresa que aceite essa modalidade. Já se a sua seguradora atual trabalhar com seguro para Uber, será necessário realizar um endosso.

Para realizar o endosso, basta comunicar a sua corretora. Assim, apesar da alteração no valor do seguro, você estará protegido.

Seguro para Uber: o que você precisa saber

Adicionar Comentário

Seu email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

Conheça nossa Consultoria para seguros e benefícios.