Especialista em seguros faz alerta sobre tragédia em Brumadinho

Na última sexta-feira (25) uma barragem da mineradora Vale rompeu-se em Brumadinho, Minas Gerais, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, na região metropolitana. O corpo de bombeiros informou, no último domingo, que cerca de 305 pessoas estão desaparecidas e que até o terceiro dia de busca já haviam sido encontrados 21 corpos, o que caracteriza essa tragédia como maior que a de Mariana, que aconteceu há três anos. Gustavo Mello, especialista em Gerenciamento de Risco, falou em uma entrevista ao G1 a respeito da responsabilização dos responsáveis pela tragédia.

Grande parte das vítimas do desastre eram funcionários e terceirizados da companhia, já que, no momento em que aconteceu o rompimento, a área administrativa estava repleta de funcionários trabalhando no local.

Gustavo Cunha afirmou que é necessário punir de forma mais severas a quem é responsável por assinar laudos que viabilizem o funcionamento de barragens, por exemplo. “No momento em que eles (os responsáveis) forem responsáveis civilmente, criminalmente ou até com punições administrativas, não podendo trabalhar com mineração por um período longo de anos, terão medo de assinar laudos apenas para cimprir burocracia”.

Ainda segundo Mello, emitir laudos com uma validade de um ou cinco anos pode não garantir tanta segurança, mas há engenharia suficiente para que um laudo de seis meses seja capaz de garantir a segurança de uma barragem.

Seguradoras e resseguradoras já estão calculando a extensão e dos danos do acidente da barragem da Vale. A mineradora tem seguro com Chubb, Mapfre e Swiss Re para danos patrimoniais (property) e lucros cessantes (quando as atividades são interrompidas). A corretora responsável é a Aon e o resseguro está nas mãos do IRB Brasil Re.

Responsabilidade:

Já a apólice de responsabilidade civil da Vale está nas mãos da alemã Allianz e também conta com resseguro do grupo por meio da AGCS. Neste caso, a corretora responsável é a Willis. Procuradas, as empresas não se manifestaram até a publicação desta nota.

 

Fontes: https://www.cqcs.com.br/noticia/especialista-em-seguros-faz-alerta-sobre-tragedia-em-brumadinho/

https://www.cqcs.com.br/noticia/seguradoras-e-resseguradoras-calculam-danos-com-rompimento-da-barragem-da-vale/

Adicionar Comentário

Seu email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

Conheça nossa Consultoria para seguros e benefícios.