Seguro DPVAT registra quase 170 mil indenizações às vitimas de acidente de trânsito

Antes de tudo, vamos conhecer um pouquinho sobre o DPVAT:

O DPVAT é o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sejam eles motoristas, passageiros ou pedestres. Ele é obrigatório e o pagamento anual é feito junto com o IPVA do carro.

Em operação desde janeiro de 2008, a Seguradora Líder-DPVAT é uma seguradora privada responsável pela administração do Seguro DPVAT no Brasil. A seguradora se tornou uma das principais fontes para dados relacionados a acidentes de trânsito. E registrou que, no primeiro semestre de 2018, ocorreu o pagamento de 169.018 indenizações às vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional.

O número mostra uma redução de 12% em comparação ao mesmo período de 2017. Os casos de invalidez permanente representam a maioria das indenizações, 70%, num total de 118.383, 18% a menos do que no ano passado. O Seguro DPVAT assegura cobertura por: Morte, Invalidez Permanente e Reembolso de Despesas Médicas e Assistenciais (DAMS).

A região Nordeste foi responsável pela maior concentração das indenizações pagas no período (31%), seguida das regiões Sudeste (30%), Sul (17%), Centro-Oeste (12%) e Norte (10%). A região Sudeste representa 49% da frota nacional, enquanto o Nordeste tem apenas 17%, ficando em terceiro lugar na lista com o número total de veículos do país, segundo o Denatran.

Seguindo a tendência dos últimos meses, as motocicletas correspondem a 76% das indenizações, apesar de representarem apenas 27% da frota nacional de veículos. No mesmo período, as regiões Sudeste e Nordeste concentraram a maior incidência de acidentes com vítimas fatais (34% e 32%, respectivamente). Na primeira região, os automóveis (42%) tiveram maior participação e, na segunda região, predominaram os acidentes fatais com motocicletas (67%). A maior parte dos acidentes indenizados ocorreu no período do anoitecer, entre 17h e 19h59, representando 23% das indenizações.

QUAL É O PERFIL DAS PESSOAS MAIS AFETADAS NO TRÂNSITO?
O grupo mais afetado por acidentes de trânsito é formado por homens jovens, em idade economicamente ativa: 47% (cerca de 80 mil) das indenizações foram para vítimas com idade entre 18 e 34 anos.

Os pedestres aparecem em segundo lugar nas indenizações por acidentes fatais, 28%, assim como nos acidentes por invalidez permanente, 27%. Os motoristas representam 54% das indenizações pagas por morte e 59% em acidentes com sequelas permanentes, predominando significativamente os motociclistas, 92%.

Com um aumento de 24,09%, o Amazonas é o estado brasileiro onde foi registrado o maior aumento percentual de indenizações por invalidez permanente pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) no primeiro semestre de 2018. A comparação feita com o mesmo período do ano passado consta no Boletim Estatístico divulgado pela Seguradora Líder, que é administradora do Seguro DPVAT, nesta segunda-feira (23).

De acordo com o Boletim Estatístico, o número de indenizações por invalidez permanente saltou de 1.627 no primeiro semestre de 2017, para 2.019 no mesmo período deste ano, uma alta de 392 pagamentos. Apenas sete estados registraram alta neste tipo de indenização.

O Amazonas também foi a 2ª unidade da federação com maior crescimento percentual no pagamento de indenizações por morte. A alta de 24,4% foi superada apenas pela registrada em Roraima (33,9%). No Amazonas, o número saltou de 180 para 224 no comparativo entre o primeiro semestre dos anos de 2017 e 2018.
Outra modalidade de indenização do DPVAT analisada no Boletim Estatístico é a de Despesas Médicas. Neste caso, a alta no Amazonas foi menor: 3,7% detectada com aumento de 108 pagamentos para 112 nos períodos comparados.
Ao todo, no primeiro semestre de 2018, 2.355 pagamentos de indenização do DPVAT foram feitas no Amazonas – alta de 22,97% em relação ao mesmo período de 2017, que teve 1.915 benefícios concedidos. As indenizações por invalidez permanente correspondem a 85,7% do total, por morte representam 9,5% e as de despesa médica 4,7%.

A Seguradora Líder divulga, mensalmente, os dados de indenizações pagas para que eles se tornem insumos para a construção de políticas públicas que contribuam para um trânsito menos violento. A companhia tem o compromisso de auxiliar na formulação de ações para prevenção de acidentes e educação no trânsito.

Fontes: https://www.segs.com.br/seguros/126538-seguro-dpvat-registra-quase-170-mil-indenizacoes-pagas-no-primeiro-semestre-deste-ano
https://www.acritica.com/channels/manaus/news/am-registra-maior-alta-percentual-do-pais-em-indenizacoes-por-invalidez-permanente-do-dpvat

Adicionar Comentário

Seu email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

Conheça nossa Consultoria para seguros e benefícios.