Você sabe como manter seus colaboradores motivados e produtivos?

Quando o assunto é a produtividade da equipe de colaboradores, a motivação surge como uma palavra de ordem. Não é de hoje que os gestores vêm observando a estreita relação que existe entre o grau de entusiasmo com que os colaboradores realizam suas funções e o seu nível de eficiência. Por essa razão, cada vez mais líderes vêm buscando estratégias para manter sua equipe motivada, otimizando os trabalhos e gerando um círculo virtuoso de satisfação da equipe e sucesso empresarial.

Se esse é o seu caso, veja neste post como manter seus colaboradores motivados no trabalho e obter, como consequência, o aumento crescente da produtividade da empresa. Confira nossas 5 dicas!

1 . Valorize os seus colaboradores

Poucas coisas motivam mais o colaborador do que ver o seu empenho reconhecido pelo líder. Sentir-se valorizado pela empresa em que trabalha despertará no trabalhador o desejo de contribuir cada vez mais para o sucesso do empreendimento, aumentando o grau de dedicação e zelo na execução das suas atividades.

Existem várias maneiras de demonstrar que valoriza a sua equipe, e isso não precisa ser feito aumentando custos. Pode ser desde um elogio sincero, um feedback positivo, até um dia de folga para aquele funcionário que se empenhou em bater as metas e se destacou frente aos demais.

2 . Estimule o trabalho colaborativo

Uma boa forma de motivar a equipe e torná-la mais produtiva é através do estímulo ao trabalho colaborativo. Fomentar o espírito de solidariedade e cooperação entre os colaboradores servirá para estreitar os laços entre eles, favorecendo as relações interpessoais e melhorando o clima organizacional.

Num ambiente em que as pessoas se ajudam mutuamente na execução das tarefas, certamente estas serão realizadas com mais qualidade e eficiência, gerando satisfação e felicidade no trabalho.

3 . Invista em benefícios empresariais

Outra excelente maneira de incrementar a motivação no trabalho é através da concessão de alguns benefícios aos seus funcionários, como plano de saúde, previdência privada, seguro e vida, cestas básicas, etc.

Essa prática, além de servir para demonstrar que a empresa se preocupa com o bem estar do colaborador, exerce importante papel na retenção de talentos, pois desperta nos funcionários o sentimento de gratidão e lealdade pela instituição, desestimulando o turnover.

4 . Recompense os méritos

Nada melhor para motivar uma equipe do que abrir possibilidades de ascensão funcional dentro da empresa. Adote um plano de carreira e premie o bom desempenho dos seus funcionários.

A oportunidade de crescimento profissional será um ótimo estímulo para os trabalhadores se dedicarem cada vez mais ao trabalho, aumentando o comprometimento e engajamento com os objetivos da organização.

5 . Comemore as conquistas com a sua equipe

Se os colaboradores se empenharam e, ao fim, atingiram as metas traçadas, é justo que a empresa celebre esta vitória.

As celebrações empresariais — a famosa “festa da firma” —, além de promoverem as relações de amizade entre os profissionais, também serve param aproximar os colaboradores da instituição e envolvê-los na cultura organizacional, contribuindo para o comprometimento e motivação na execução de suas funções.

Saber que as conquistas serão solenizadas, e que a felicidade delas advinda será comemorada com a turma, será um grande estímulo para que cada colaborador queira dar o melhor de si em prol do êxito de todos.

Com o time envolvido e comprometido com a vitória, certamente a empresa só tem a ganhar, afinal, a motivação é maior combustível da produtividade.

Gostou do nosso artigo sobre como manter seus funcionários motivados e produtivos? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos empreendedores a ter uma equipe mais produtiva também!

Fonte: Brasil Benefícios

Adicionar Comentário

Seu email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

13 − 7 =

Conheça nossa Consultoria para seguros e benefícios.