Proteção para empresas contra ataques de hackers
O seguro para riscos cibernéticos se torna cada vez mais importante diante da proliferação das ameaças virtuais. O Brasil é um dos países com maior incidência de ataques cibernéticos, conforme revelou um relatório recente da empresa de segurança digital Symantec.
A ação de hackers tem causado vários tipos de transtornos e prejuízos às empresas, seja pela interrupção dos serviços, seja pelo vazamento de dados ou até mesmo pela prática de extorsão, entre várias outras ameaças. A situação se tornará ainda mais delicada a partir de agosto de 2020, quando entra em vigor a nova Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD), com regras rígidas de punição a empresas que não resguardarem adequadamente as informações pessoais de seus clientes.
A multa por descumprimento das regras pode chegar a 2% do faturamento para cada episódio. E o ataque de hackers não é alegação suficiente para eximir a empresa da responsabilidade pelo vazamento de dados. Para ajudar as empresas a lidar com a possibilidade de ataques cibernéticos, existe o Seguro contra esses tipos de ataques. As coberturas geralmente incluem os danos causados a terceiros e também aqueles que afetam a própria segurada.
Assim, estão cobertos pelo seguro os prejuízos causados a terceiros por vazamento de dados, pirataria, plágio, roubo de ideias e disseminação de malwares. Já os prejuízos à própria empresa podem ser decorrentes de lucros cessantes (para compensar as perdas causadas pela interrupção das operações), custos de remediação (de um sistema ou rede comprometidos pelo ataque) e reembolso de multas impostas por órgãos governamentais.“O fato é que toda empresa que armazena informações no mundo digital está exposta a riscos cada vez maiores”, diz a Gerente de Garantia e Linhas Financeiras da Tokio Marine, Caroline Ayub.
Fonte: https://www.cqcs.com.br/noticia/procura-por-protecao-para-empresas-contra-ataques-de-hackers-e-tendencia/
Adicionar Comentário