O que é franquia de seguros?
Franquia de seguros nada mais é do que a participação obrigatória do segurado para que o bem para o qual contratou o seguro, seja veículo, residência ou condomínio, seja reparado em eventos de sinistro que tenham cobertura na sua apólice.
Uma pessoa que contratou um seguro auto e sofreu uma batida leve no seu carro, por exemplo, aciona o seguro e, para fazer o reparo, deve arcar com a franquia estipulada no seu contrato.
Nessa situação, o valor é pago diretamente à oficina mecânica após a seguradora aprovar os reparos e autorizar o serviço.
Quando a franquia deve ser paga?
Uma das principais dúvidas de quem pensa em contratar um seguro auto ou residencial é quando a franquia deve ser paga. Para esclarecer essa questão, listamos abaixo os tipos de sinistro que exigem o pagamento desse valor e aqueles nos quais ela não se aplica. Confira!
Sinistro integral
Nesse tipo de sinistro, o bem é considerado irrecuperável ou os danos superam 75% do seu valor. Dessa forma, o segurado tem direito a ser ressarcido sem precisar pagar a franquia do seguro.
No caso do seguro de automóveis, a franquia também não deve ser paga quando o veículo é furtado ou roubado e não é recuperado.
Sinistro parcial
O sinistro parcial é quando os danos no bem segurado são inferiores a 75% do seu valor. Nesse caso, o pagamento da franquia de seguro é obrigatório.
Esse tipo de sinistro pode acontecer quando há situações como causas naturais, colisões ou furtos e roubos (no caso de veículos). Ele é considerado parcial quando o automóvel é recuperado, mas tem avarias, por exemplo.
Sinistro com envolvimento de terceiros
Outro tipo de sinistro é aquele que envolve terceiros. Caso a pessoa tenha um seguro para o seu carro e se envolva em um acidente de trânsito com outro veículo, por exemplo, é preciso que pague a franquia para que a seguradora cubra as despesas do outro lado.
No entanto, é preciso que o seguro contratado contemple danos a terceiros em sua cobertura.
Sinistro de imóveis
No seguro de imóveis, a existência da franquia pode variar conforme as coberturas que você contratou. Por isso, é interessante conversar com a seguradora para entender como ela irá funcionar.
Quais são os tipos de franquia de seguros?
Agora que você sabe quando a franquia de seguros deve ou não ser paga, é importante entender quais são as modalidades para escolher a mais adequada às suas necessidades. Entre as franquias de seguro disponíveis estão a básica, a ampliada e a reduzida. Veja como funciona cada caso abaixo.
Básica
A franquia de seguros básica é a mais comum nas apólices. Nela, o segurado deve contribuir financeiramente nos prejuízos indenizáveis por evento, como uma batida leve, no caso do seguro de automóvel.
Ampliada
A franquia ampliada é aquela que tem valor de mais de 100% da opção básica. A porcentagem pode chegar até a 200%. Ao contratar um seguro com a franquia ampliada, o segurado tem maior participação financeira nos prejuízos indenizáveis. Por outro lado, tem maior desconto no valor do seu seguro.
Reduzida
Quem opta pela franquia de seguros reduzida paga 50% do valor da versão básica. Nessa situação, o contratante tem menor participação nos prejuízos passíveis de indenização. No entanto, o valor cobrado pelo seguro é mais alto.
Antes de contratar o seu seguro, é importante ter em mente que, geralmente, o valor da franquia equilibra o preço final do produto. Ou seja, quanto menor a franquia a ser paga pelo segurado, maior será o valor do seguro.
Fonte: https://blog.racon.com.br/planejamento-financeiro/franquia-de-seguro-entenda-o-que-e-e-como-funciona/
Adicionar Comentário