Fale conosco!

ANS define novas coberturas dos planos de saúde

A Diretoria da ANS aprovou nesta quarta-feira (24/02) a Resolução Normativa (RN) nº 465/2021, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Com isso, estão definidos os novos exames e tratamentos que passam a fazer parte da lista obrigatória dos planos de saúde. A RN que estabelece a nova lista de procedimentos entrará em vigor no dia 1º/04/2021. Clique aqui e confira a resolução.

A partir dessa atualização, 69 coberturas estão sendo acrescentadas ao Rol dos planos de saúde. Sendo, 50 relativas a medicamentos e 19 referentes a procedimentos, como exames, terapias e cirurgias. Na lista de medicamentos, estão 19 antineoplásicos orais que contemplam 28 indicações de tratamento para diversos tipos de câncer; 17 imunobiológicos com 21 indicações para tratamento de doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes, como psoríase, asma e esclerose múltipla; e 1 medicamento para tratamento de doença que leva a deformidades ósseas. Na lista dos procedimentos estão exames, terapias e cirurgias para diagnóstico e tratamento de enfermidades do coração, intestino, coluna, pulmão, mama, entre outras. 

Outras atualizações que não envolvem ampliação de cobertura fazem parte desse ciclo de revisão, entre as quais alterações em DUTs e aprimoramento de termos descritivos de procedimentos já elencados no Rol. Com isso, a Agência busca melhorar a redação e consolidar regras previstas em entendimentos já divulgados. 

Um dos aspectos relevantes nesse processo de revisão do Rol foram as intensas reuniões técnicas realizadas para debater as propostas. O apoio técnico e metodológico de instituições especializadas em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para análise dos materiais, a transparência ao longo de todas as etapas e o amplo e detalhado conjunto de documentos disponibilizados à sociedade durante a consulta pública.  

A Resolução Normativa que estabelece a nova lista de coberturas entrará em vigor no dia 1º/04/2021. Esse é o tempo necessário para que as operadoras de planos de saúde se adequem à norma.

Adicionar Comentário

Seu email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

Conheça nossa Consultoria para seguros e benefícios.