Como reduzir o absenteísmo, engajar colaboradores e fortalecer a cultura organizacional

Saiba o que sua empresa pode fazer para reduzir as taxas de absenteísmo dos colaboradores.

Você já parou pra pensar como seria bom reduzir o absenteísmo, engajar os colaboradores e fortalecer a cultura organizacional da empresa? Imagino que isso seria o cenário ideal!

O absenteísmo é um problema global, presente em pequenas e grandes empresas. Faltas injustificadas, atrasos, saídas antecipadas, licenças de saúde frequentes, e outros tipos de ausência são classificadas como absenteísmo. Estas questões têm um impacto direto sobre o faturamento da organização e produtividade das equipes, podendo culminar no aumento das taxas de turnover. Longe de ser um fato isolado, que acontece com um ou outro funcionário, o absenteísmo é um problema crescente dentro das empresas. A identificação das causas que tem gerado a ausência dos funcionários requer uma análise cuidadosa dos tipos de licenças e justificativa as apresentadas para faltas e atrasos. Problemas semelhantes como estresse, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e até dores nas costas, podem apontar falhas na organização. Outro meio de identificar as causas do absenteísmo é com a aplicação de pesquisa de clima e em reuniões de feedback.

Alguns problemas comuns que geram o absenteísmo no local de trabalho

Falta de objetivos e perspectiva de crescimento profissional;

Doenças crônicas (dores nas costas, hipertensão, diabetes, entre outros problemas de saúde);

Estresse, depressão e outras doenças psicológicas como o burnout e ansiedade;

Problemas pessoais e com a família;

Cultura organizacional;

Falta de motivação e insatisfação;

Problemas de ergonomia e dos equipamentos utilizados no ambiente de trabalho;

Excesso de atividades;

Algumas dicas que podem reduzir o absenteísmo nas empresas

Incentivo à prática de atividades que promovam a saúde física e mental: Os problemas de saúde estão entre os maiores fatores do absenteísmo nas empresas. Promover a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde mental é fundamental

Trabalho flexível: Uma alternativa que foi adotada pelas empresas neste período de pandemia e que possivelmente se manterá. O home office permite ao colaborador um ambiente flexível, dando a oportunidade do mesmo trabalhar de casa durante um resfriado ou até mesmo para ficar em casa com os filhos em um dia que não há aula.

Plano de carreira e definição de metas: Para promover o engajamento do colaborador é essencial estabelecer um plano de carreira e metas específicas para cada funcionário. Ao definir objetivos e ações a serem realizadas para alcançar determinado resultado, o profissional fica mais motivado e empenhado com o trabalho, minimizando o absenteísmo e o presenteísmo no trabalho.

A melhor maneira é adotar práticas que valorizem o funcionário e ampliem a motivação no ambiente de trabalho. Com o uso de ferramentas digitais, as empresas podem flexibilizar a jornada de trabalho e instituir o banco de horas. Além disso, com o uso de aplicativos como o da GoGood, os funcionários podem ampliar o cuidado com a saúde, adotando práticas saudáveis, que promovem ainda o engajamento entre os colaboradores.

Saiba mais sobre a GoGood clicando aqui

Fonte: Conteúdo da GoGood e Mk soluções empresariais

Adicionar Comentário

Seu email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

Conheça nossa Consultoria para seguros e benefícios.